5852 - Compósitos - introdução

 

Reflexão

A UFCD 5852 – Compósitos – Introdução mostra-nos a verdadeira essência do que é um material compósito. Chegamos a este módulo já com algumas bases sobre a classificação dos materiais, assim como se define um compósito quanto a sua constituição e quanto a sua forma, contudo foi nesta UFCD que mais detalhadamente falamos sobre o assunto.

Este módulo teve como temas a classificação dos materiais quanto à natureza (propriedades); definições, vantagens e desvantagens de materiais compósitos; tipos de compósitos, aplicabilidade de materiais compósitos no dia-a-dia; falámos ainda em detalhe dos elementos constituintes dos materiais compósitos (Matriz e Reforço); as propriedades dos materiais compósitos; aprendemos as diferentes classificações das formações de compósitos e os processos de fabrico (moldação aberta e moldação fechada).

Dos temas abordados estudamos os processos de fabrico que existem na indústria, tais como: o processo por cura em Autoclave (onde trabalham em simultâneo a temperatura, a pressão e o vácuo); a Compressão (envolve a prensagem de uma carga de material deformável entre as duas metades de um molde aquecido); a Centrifugação (a resina impregna o reforço através de uma força centrifuga, criando assim uma estrutura cilíndrica); a Injecção com Reacção (a matéria-prima é alimentada através de um parafuso helicoidal para a cavidade de moldação); o Enrolamento Filamentar (deposito de fibra em forma de roving sobre um mandril em rotação); e a Pultrusão (o reforço é tracionado através da resina num estado líquido). Como referi anteriormente nos processos de fabrico existem a moldação aberta que integra os processos: Manual; Centrifugação; Enrolamento Filamentar; Autoclave; Vácuo e Transferência de Resina. No processo por moldação fechada faz parte: a Injecção com Reacção; a Pultrusão e a Compressão.

Estudámos ainda a classificação das diferentes formações de compósitos no qual diz respeito a matriz orgânica, a metálica e a cerâmica.

 

Estou muito satisfeita com esta UFCD, pois conheci de uma forma mais detalhada todos os tipos de processos e qual o seu funcionamento.

Neste módulo realizamos um trabalho de grupo, em que cada grupo teve como objectivo defender o seu processo de fabrico, como se fosse uma “campanha eleitoral”, realizámos ainda um teste, que coloco em evidência pois demonstra os conhecimentos adquiridos ao longo das sessões.

 

Evidência: evidencia ufcd 5852 - compositos.pdf

Reflexão assinada: reflexão 5852 -Compositos - introdução_anapernas_ptc5_pdf.pdf