5850 - Ferramentas de corte aplicadas na maquinação de alumínio, titânio e compósitos

 

Reflexão

A UFCD 5850 – Ferramentas de corte aplicadas na maquinação de alumínio, titânio e compósitos, tem como principais objectivos: identificar os tipos de ferramentas conforme o tipo de material a maquinar; identificar a aplicação correcta da ferramenta, conforme o tipo de processo de maquinação; reconhecer o comportamento dos diferentes materiais durante o processo de maquinação e ainda reconhecer, selecionar e aplicar os diferentes elementos característicos de uma operação de maquinação, para cada tipo de material a maquinar.

No decorrer deste módulo aprendemos o cálculo de rotação de diversas ferramentas, assim como o cálculo das velocidades de avanço destas mesmas ferramentas. Para obtermos o resultado associado ao cálculo de rotação utilizamos os dados da velocidade de corte por min/rpm e o diâmetro da ferramenta. Em relação ao cálculo das velocidades de avanço utilizamos o avanço por navalha e o número de navalhas.

Para calcularmos o avanço de corte em mm/min  utilizamos o avanço de corte por min/rpm e o valor associado à rotação.

Durante esta unidade foi-nos proposto a realização de um “Open Day” sobre os Compósitos, com o consentimento de toda a turma aceitámos o desafio e começámos desde logo a preparar o dia para que tudo corra da melhor forma. Primeiramente organizámos as ideias e passámos à prática onde fizemos mais de 250 lembranças (porta-chaves) para serem distribuídas no “Open Day, as lembranças foram feitas com pre-preg de carbono.

Preparámos também todas as actividades que vão ser feitas para demonstrar o que aprendemos até aqui, vamos laminar alguns moldes, reparar algumas peças, pintar outras, diversas acções que consideramos uma mais-valia serem observadas pelas nossas visitas.

 

Apesar de termos passado a maior parte do módulo a tratar de toda a organização do “Open Day”, considero que todo o esforço vai ser recompensado e que o nosso dia vai correr da melhor forma.

Como evidência realizámos um trabalho de grupo onde aplicámos os cálculos que aprendemos, anexo o trabalho a esta reflexão pois demonstra os conhecimentos por mim adquiridos.

Por fim, em relação ao meu desempenho, considero que atingi os objectivos, fui participativa em todas as actividades e nas sessões.