5830 - Técnicas laboratoriais- reologia dos polímeros

 

  Reflexão

A UFCD 5830 Técnicas Lab. – Reologia dos polímeros tem como principais objectivos: caracterizar os diferentes tipos de ensaios realizados em reologia de polímeros; reconhecer conceitos e definições de reologia de polímero; interpretar a elasticidade de polímeros; interpretar efeitos extensionais; equipamentos que são utilizados; preparar amostras para análise reológica; escolher e executar ensaios e ainda analisar resultados. 

Durante as sessões tivemos conhecimento da definição do tema desta unidade, assim, reologia é a ciência que estuda o movimento e fluxo da matéria. É uma ciência que analisa as tensões ou as deformações de um material. A reologia refere-se ao estudo de materiais não clássicos, como por exemplo os plásticos, as tintas, os vernizes e até mesmo os materiais compósitos.

Nesta ciência os esforços aplicados são: o esforço de compressão (que é a força aplicada nas duas faces no mesmo sentido); o cisalhamento (aplica um corte com a mesma força aplicada numa das faces); e o esforço de elasticidade (que é a capacidade de esticar até atingir o ponto de ruptura).

Após as sessões na sala teórica, tivemos possibilidade de nos deslocarmos à sala limpa, onde foi possível realizarmos algumas tarefas em grupo. Uma dessas actividades consistiu em medir a temperatura e a viscosidade de 10 em 10 minutos com a ajuda do termómetro de infra- vermelhos, assim primeiramente separámos 3 copos e colocámos o mesmo sobre a balança até atingirmos a medida de 100 g de resina e 33g de endurecedor; fizemos o mesmo processo mais duas vezes mas com a medida de 100g de resina e 27g de endurecedor e ainda com 100g de resina e 38g de endurecedor. Limpámos os recipientes utilizados com Mek.

Posteriormente fizemos a impregnação manual dos tecidos em peças diferentes, utilizando as quantidades que mencionei em cima. A medição que fizemos foi em 3 ensaios diferentes, o primeiro foi a temperatura ambiente, o segundo tinha resina + reforço e o terceiro resina + calor. Construímos um gráfico para cada ensaio, com os resultados retirados na observação feita.

 

O objectivo desta actividade foi observar as resinas para ver como elas reagem com as diferentes quantidades de endurecedor até ficarem no estado sólido.

Uma outra actividade que nos foi pedida pela formadora, foi a medição de dureza Shore, onde podemos analisar teflon, borracha, tinta epoxy e ainda as resinas utilizadas na actividade anterior. Com o viscosímetro medimos ainda a viscosidade da resina. 

Estou muito satisfeita com o trabalho que desenvolvi ao longo das sessões e com os conhecimentos e práticas que adquiri.

Neste módulo foram realizadas duas actividades a pares, em que tivemos que fazer os ensaios que em cima descrevi. Foi ainda feito um trabalho dos ensaios onde colocámos os gráficos e as conclusões retiradas durante as actividades. Coloco assim em evidência o trabalho pois demonstra os conhecimentos por mim adquiridos ao longo de toda a unidade.