5795 - Noções de estruturas e sistemas de aeronaves
Reflexão
A UFCD 5795 Noções de Estruturas e Sistemas de Aeronaves tem como principais objectivos reconhecer os princípios da aviação; reconhecer o funcionamento da aeronave; distinguir as partes constituintes das estruturas de aeronaves; reconhecer os requisitos de aeronavegabilidade; identificar as principais características de estruturas e sistemas de aeronaves; distinguir os sistemas de aeronaves e ainda identificar e classificar os diferentes tipos de motopropulsores utilizados em aeronaves.
Durantes as sessões começámos por falar sobre a história da aviação, onde conhecemos a evolução dos vôos e os diferentes tipos de aeronaves.
Abordámos os constituição de uma aeronave onde ficamos a conhecer em detalhe a fuselagem de uma aeronave, as asas, os estabilizadores e as superfícies de controlo de voo.
Também durante as sessões falámos de outro tema bastante importante e que foi bastante interessante de aprender, que foram os sistemas de aeronaves, ou seja, os comandos de voo, o sistema elétrico que compreende todas as ligações elétricas utilizadas para o funcionamento de equipamentos, circuitos de iluminação e sistemas que envolvem eletricidade, o sistema de ar condicionado e pressurização da cabine, o sistema de combustível, o sistemas hidráulico que tem muitas vantagens como uma fonte de potência para operar várias unidades da aeronave, o trem de aterragem que forma o suporte principal da aeronave no solo ou na água e pode ainda incluir muitas combinações de rodas; flutuadores; esquis; equipamentos amortecedores; travões; mecanismo de retração com dispositivos de controlo e alarmes; carenagens e membros estruturais necessários para fixá-los à estrutura primária., e ainda o sistema aviónico.
Um outro tema que achei bastante interessante foram as hélices, a reter então que a hélice deve absorver a potência do motor e deve ser capaz de suportar forças impostas sobre ela: centrífuga, torção, e tração. As hélices devem ser flexíveis e manter a propriedade de retornar à sua posição normal sem distorções.
Apesar de ter sido um módulo com bastante matéria, estou satisfeita com o resultado final, pois conheci de uma forma mais detalhada todos os constituintes de uma aeronave.
Neste módulo foram realizados dois testes escritos, que coloco como evidência pois demonstram os conhecimentos por mim adquiridos ao longo das sessões.
Evidência: evidencia.pdf
Reflexão assinada: reflexao UFCD_5795.pdf