4567 - Desenho Técnico- representação e cotagem de peças
Reflexão
Na UFCD 4567 – Desenho Técnico – representação e cotagem de peças, abordámos a importância da leitura e interpretação de desenhos técnicos, para tal, tivemos as sessões numa sala específica para esta UFCD.
Foi-nos transmitido alguma informação teórica, que aplicamos na prática, desde os elementos de cotagem, o método que utilizamos (método europeu), tipos de corte, bem como as perspectivas e representações das peças.
Primeiramente começamos por fazer as margens e legendas em folhas de desenho A3, com os valores apresentados pelo formador, valores esses que utilizamos ao longo da unidade em todos os desenhos. Posteriormente treinamos a representação da vista principal, da planta e dos alçados laterais, que nos permitiu mostrar todos os pormenores possíveis de uma determinada peça. Foi-nos ensinado também a representar a perspectiva isométrica de uma peça.
Ainda durante as sessões fizemos a cotagem das peças que desenhamos, não esquecendo que não devemos fazer as cotagens numa única vista.
Aprendemos a fazer o corte da peça, em concreto onde se representa o corte e os seu principais detalhes (furos; rasgos; linhas invisíveis). Para criação dos nossos desenhos utilizamos, esquadros, réguas e compasso.
No início desta UFCD senti algumas dificuldades, pois já não me recordava de muitos conceitos, anteriormente estudados, contudo, considero que superei as minhas dificuldades e obtive bom resultado no final. Na minha opinião, por se tratar de um módulo bastante importante, as 50 Horas deveriam ser alargadas, para que possamos praticar as representações e as vistas abordadas.
O método de avaliação foi um teste prático onde tínhamos que representar algumas peças, que coloco em evidência para demonstrar os conhecimentos por mim adquiridos ao longo da unidade.
Evidência: evidencia_ufcd desenho_tec.pdf
Reflexão assinada: reflexao 4567 - desenho tecnico.pdf