4558 - Corrosão     

 

Reflexão

Iniciamos esta UFCD com o conceito de corrosão, podemos então definir que corrosão é uma deterioração de um material por acção química,electroquimica ou mecânica.

Como temas abordámos os processos físico-químicos envolvidos no processo de corrosão; identificamos tipos e formas de corrosão; meios corrosivos; formas de prevenir a corrosão; métodos de prevenção contra a corrosão e ainda os métodos de tratamentos da corrosão.

A corrosão ocorre principalmente em peças metálicas. Factores ambientais como a temperatura, o tempo de exposição, os tipos de poluentes e mesmo a humidade afectam os materiais. Quanto mais baixa for a temperatura mais rapidamente se forma e avança a corrosão. Os poluentes podem ser transferidos através do ar ou até mesmo por água, que por sua vez podem estar contaminados com micro-organismos ou sais, assim quanto maior o tempo de exposição mais forte se torna a corrosão.

Ao longo do módulo caracterizámos a corrosão, que pode ser galvânica (quando dois materiais metálicos, com diferentes potenciais, estão em contacto na presença de um electrólito) ou corrosão electrolítica (quando correntes provenientes de outros materiais provocam corrosão).

Estudámos ainda as diferentes formas de prevenir a corrosão, onde os materiais são depositados em tinas próprias para o efeito.

Dos métodos usados para minimizar a corrosão, vimos que existem métodos baseados na modificação do meio corrosivo; métodos baseados na modificação do material; métodos baseados nos revestimentos protectores e métodos baseados na modificação do processo.

Como estamos num curso direcionado para a Indústria Aeronáutica, não poderíamos deixar de ver de que forma a corrosão pode estar presente numa aeronave, vimos locais críticos onde podem ocorrer este fenómeno, assim como os meios corrosivos associados.

Num avião os locais mais críticos são nos motores, em que o meio corrosivo associado são os poluentes, nos trens que têm como meio corrosivo a atmosfera (poluentes industriais/sais adicionados à pista); temperatura e produtos químicos e nos depósitos de combustível, em que o meio corrosivo são micro-organismos e solventes orgânicos.

 

No decorrer da UFCD realizámos bastantes exercícios práticos sobre diversas reacções químicas, realizamos também trabalho prático na oficina  de tratamento de superfícies, onde aplicámos métodos de tratamento e prevenção da corrosão. Para esse trabalho tivemos que utilizar os EPI’s necessários para o efeito (bata; calçado de segurança; máscara de químicos e de poeiras; óculos; supressores; luvas de nitrilo e luvas para trabalho mecânico). Nesta actividade foram-nos fornecidas algumas peças metálicas que tivemos que passar de banho em banho, com as peças de alumínio primeiramente passamos pela decapagem ácida, depois pela lavagem, posteriormente passamos pela cromatização por Alodine, novamente pela lavagem e por fim para as peças secarem passamos com a pistola de ar comprimido. Achei esta actividade bastante interessante pois tivemos contacto directo com todas as fases deste processo.

 

O método de avaliação escolhido para este módulo foi um teste, o qual coloco como evidência pois demonstra a aprendizagem adquirida por mim ao longo da UFCD.

Estou muito satisfeita em relação ao trabalho desenvolvido, pois considero uma mais valia a aprendizagem destes conceitos para poder aplicar ao longo da formação.

 

Evidência: evidencia ufcd 4558- corrosao.pdf 

Reflexão assinada:  reflexao 4558- corrosao_anapernas_ptc5_pdf.pdf